Café verde emagrece?



O café verde nada mais é do que o grão de café que não passou pelo processo de torrefação. Quer dizer que ele é consumido na sua forma crua. Quando você toma o café escuro tradicional, de cor marrom, quer dizer que ele foi torrado, permitindo que seja extraído mais sabor e aroma do grão. Então, como o café cru é menos falado, estão surgindo muitas questões e dúvidas sobre se o café verde emagrece. É sobre isso que você vai saber agora.

Café verde emagrece mesmo?

Existe sim fundamento em dizer que o café verde emagrece. Isso porque, em sua forma crua, o café possui teores tanto de antioxidantes, quanto de cafeína elevados, em relação ao café torrado.

Os antioxidantes são as substâncias que vão livrar as células do corpo da oxidação. Assim, previne-se o envelhecimento precoce dos tecidos e também permite-se que o organismo trabalhe de forma mais saudável e equilibrada.

Ou seja, contribui com o emagrecimento, desde que você esteja fazendo uma dieta saudável, de preferência com acompanhamento de um nutricionista.

No caso da cafeína, ela é um agente estimulante que vai causar um efeito termogênico no organismo. Isso quer dizer que vai aquecer o corpo, acelerando o metabolismo e estimulando a queima de calorias. Mais uma vez, esse processo pode contribuir com o emagrecimento, se você estiver cuidando da alimentação e praticando atividade física regularmente.

Existe ainda uma terceira vantagem do café cru em relação ao torrado que faz crer que ocafé verde emagrece. Ele possui duas vezes mais ácido clorogênico do que a versão escura.

A função desse ácido para o emagrecimento é de reduzir a absorção de glicose no intestino, equilibrando a densidade de açúcar no sangue. Quando não há açúcar acumulado no sangue, evita-se que ele se transforme em gordura e permite-se que ele seja utilizado como energia para queimar durante a atividade física.

Como tomar?

Diferente do café torrado, que você mistura com água quente, o café verde é consumido em forma de cápsulas encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais. Ainda não é preciso ter receita médica para comprar, mas é recomendado consultar um profissional antes de começar a usar para saber a quantidade ideal para você.


De modo geral, é indicado tomar uma cápsula de café verde meia hora antes das principais refeições do dia para que ele possa agir das formas mencionadas no tópico anterior. Apenas deve-se tomar cuidado para não tomar antes do jantar, caso seja muito tarde. A razão é que o alto teor de cafeína pode atrapalhar o sono.

Contraindicações e cuidados a ter

Mesmo sabendo que o café verde emagrece, existem várias contraindicações para o uso. Por exemplo, ele não é recomendado para pessoas hipertensas e com arritmia cardíaca, pois vai acelerar o fluxo da corrente sanguínea.

Da mesma forma, pessoas com ansiedade devem evitar, pois podem se sentir muito aceleradas e desencadear os sintomas da doença.

Os pacientes com hipertireoidismo são outro grupo que deve evitar o café verde, bem como pessoas que têm gastrite crônica, úlcera, irritação estomacal ou intestinal, problemas de fígado, doenças reumáticas, quem sofre com enxaqueca ou dores de cabeça frequentes.

E mais: quem tem insônia não deve usar o café verde, porque vai piorar essa condição. E por fim, não deve ser usado por idosos, crianças, nem gestantes ou lactantes.

Então, se você tem qualquer um desses problemas ou se enquadra em alguma dessas condições, saiba que o café verde emagrece, mas não é recomendado para você, pois pode prejudicar sua saúde de outras formas. Converse com seu médico para recomendar outros métodos que acelerem seu emagrecimento.

O que é melhor para emagrecer: café verde ou chá verde?

Agora, será que café verde emagrece mais do que o famoso chá verde? O fato é são duas bebidas muito diferentes, mas possuem suas semelhanças. Por exemplo, ambos contêm muitos antioxidantes, cafeína e ácido clorogênico.

As proporções dessas substâncias são maiores no chá verde, e, por isso, ele ajuda a emagrecer mais do que o café verde. Então, já que o café tem tantas contraindicações, talvez a sua outra opção seja ingerir xícaras de chá verde ao longo do dia.

Mesmo assim, evite tomar à noite por causa da cafeína e lembre-se que os efeitos acontecem em conjunto com uma alimentação bem saudável e a prática diária de atividade física.



Comentar

três + 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.